Segundo Antunes(2001), um projeto é uma pesquisa, uma investigação, mas desenvolvida em profundidade sobre um tema ou tópico que se acredita interessante conhecer.
A essência de um Projetos de Aprendizagem e a chave do sucesso para desenvolvimento do mesmo, reside no esforço investigativo voltado para encontrar respostas convincentes para questões sobre um tema levantado por alunos e professores conjuntamente.
Trabalhar com Projetos não significa utilizar técnicas atraentes para transmitir o conhecimento aos alunos. Mas significa de fato uma mudança de postura, uma forma de repensar as práticas pedagógicas e as teorias que lhe sustentam.
Significa repensar a escola, romper com um modelo fragmentado de educação e recriar a escola, transformando-a em espaço significativo de aprendizagem para todos que dela fazem parte.
Os Projetos de Trabalho contribuem para uma ressignificação dos espaços de aprendizagem, de tal forma que eles se voltem para a formação de sujeitos ativos, reflexivos, atuantes e participantes (Hernandez, 2000). Segundo o autor, o Projeto de trabalho caracteriza-se pelas seguintes etapas:
· parte de um tema ou problema levantado com a turma; inicia-se um processo de pesquisa;
· buscam-se e selecionam-se fontes de informação; estabelecem-se critérios de ordenação e de interpretação das fontes;
· recolhem-se novas dúvidas e perguntas;
· estabelecem-se relações com outros problemas;
· representa-se o processo de elaboração do conhecimento que foi seguido;
· recapitula-se, avalia-se o que se aprendeu;
· conecta-se com um novo tema ou problema.
Sintetizando, um Projeto de Aprendizagem deve contemplar:
· escolha conjunta do tema;
· problematização do mesmo;
· pesquisa, sistematização e produção;
· divulgação dos resultados;
· avaliação.
Os projetos de trabalho fazem parte de um processo contínuo, sujeito a mudanças e recontextualizações de acordo com as necessidades que surgem no grupo: o planejamento deve ser flexível para incorporar as modificações necessárias no decorrer do seu desenvolvimento. Possui uma postura pedagógica que reflete uma concepçãp de conhecimento como uma produção coletiva e é uma metodologia que permite aos educando estabelecer relações em outras situações a partir dos conhecimentos adquiridos, habilidade necessária no contingente social atual.
(Fonte de Pesquisa: Caderno Pedagógico-Unisc-2006)
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Tem alguma experiência pedagógica com PA?
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